O ilustrador eslovaco e designer gráfico Daniela Olejníková se tornou silenciosamente uma força na narrativa visual contemporânea. Mestre de texturas vibrantes e motivos em camadas, Olejníková embala o limite entre tradições de impressão analógica e design digital – criando um trabalho que o convida a desacelerar, explorar e imaginar.
A jornada artística de Olejníková começou em uma escola focada em matemática-mas seu caminho logo a levou à Academia de Belas Artes em Bratislava, onde ela inicialmente pintou. Como ela diz, seus instrutores sinalizaram seu trabalho como “muito ilustrativo”, provocando um movimento ousado. “Eu me transferi para a ilustração sob o professor Dušan Kállay … e imediatamente me senti em casa”, explica Daniela. Seu primeiro projeto ilustrado foi o The Nightingale, de Andersen, uma reformulação na China moderna. Exibido na Feira do Livro Infantil de Bolonha, o projeto abriu o caminho para comissões, especialmente na publicação infantil.
Elegante, mas brincalhão, pintorly mas gráfico.
O que define o estilo de Daniela é uma interação deliberada de textura, paleta vibrante e imperfeição de inspiração analógica. Embora ela trabalhe digitalmente, ela se baseia nos legados de Linocut e Size Printing. Como ela explica, “Sou fascinado pela imperfeição: rasters, camadas, mudanças de cor. As ferramentas digitais simulam isso, mas eu pressiono ainda mais para criar novos visuais a partir de origens analógicas. ”
Sou fascinado pela imperfeição: rasters, camadas, mudanças de cor. As ferramentas digitais simulam isso, mas eu pressiono ainda mais para criar novos visuais a partir de origens analógicas.
Olejníková geralmente começa com texturas desenhadas à mão, depois digitaliza e multiplica-as-às vezes impondo auto-restrições, como o uso de apenas cores pantone, para imitar o comportamento dos processos de impressão do mundo real. “É emocionante, já que as ilustrações não atingem sua forma final até impressas no papel”, observa ela.
Em apoio à autenticidade narrativa. Olejníková Trata crianças – e adultos– como participantes inteligentes e consumidores de seus trabalhos.
Embora mais conhecida por suas ilustrações de livros de figuras, a narrativa de Olejníková não se limita ao público juvenil. Ela ilustrou trabalhos profundamente comoventes – como a fuga (com Marek Vadas), sobre crianças migrantes – e enciclopédias peculiares como o Verminarium, que mostram criaturas com talento Linocut. Ao trabalhar com os temas infantis, ela diz, “Acredito em dar espaço para a imaginação de uma criança. Não subestime o leitor e não exagere demais.”
Suas traduções de temas pesados são texturizados com esperança, seja na paleta ou nas sutilezas de suas composições, como ela também ilustra para o público adulto. Uma colaboração com Čierne Diery, uma iniciativa eslovaca que preserva o patrimônio industrial, a viu criar impressões e livros de risografia de três poloras documentando a Arquitetura Vanishing. Com um portfólio abrangendo contextos culturais, corporativos e ambientais, desde o quebra -cabeça do Palácio Presidencial Eslovaco até os pôsteres da Filarmônica Tcheca – todos mostrando sua camada de assinatura e narrativa visual – ela combina a sensibilidade analógica com a precisão digital, alimentada por uma nova narrativa visual. Certifique -se de seguir o artista no Instagram para obter mais inspiração.